O Brasil está entre os países que mais utilizam internet no mundo, sendo o quinto com mais usuários conectados, ficando atrás apenas da China (1 bilhão), Índia (658 milhões), Estados Unidos (307 milhões) e Indonésia (204 milhões). Somos o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo. Neste ranking, ficamos atrás de Índia e Indonésia, e à frente de Estados Unidos, México e Argentina.
Esses dados revelam o quanto os brasileiros usam as redes sociais para tudo e elas são repletas de possibilidades inclusive para o RH, claro que sabemos da importância do LinkedIn, que é utilizado por profissionais e empresas para divulgar e buscar novas oportunidades de trabalho, já que esse é o espaço voltado para isso, e está se tornando uma ferramenta poderosa nos departamentos de RH.
Não só o LinkedIn mas todas as redes sociais contribuem para o futuro do RH sendo um ambiente de debate e troca extremamente rica, no qual vale ressaltar que embora o empregador possa enxergar o candidato pelo lado comportamental e isso pode ser levado em conta na hora da seleção, os perfis não substituem o currículo ou os processos de entrevistas.
O uso das redes sociais pelos recrutadores vêm aumentando nos processos de seleção, tanto para as empresas que desejam mostrar seu potencial e cultura organizacional, quanto para os profissionais que desejam divulgar sua experiência no mercado.
Fonte: Mundo Carreira