Alguns exemplos de disrupção que mudaram o mercado em sua época são a eletricidade, que veio para substituir as balas, e o vídeo sob demanda, que veio para substituir as locadoras. A disrupção digital não é necessariamente causada diretamente por novas tecnologias, a tecnologia sozinha não costuma levar à disrupção digital. No entanto, as chances aumentam quando diferentes tipos se juntam para oferecer maior valor , assim como TI (Tecnologia da Informação) e OT (Tecnologia de Operação) na indústria.
Mesmo que a tecnologia tenha um grande potencial para a disrupção digital, não é o único impulsionador disso. A demanda do cliente pode ser a razão mais importante para a mudança. Como resultado, as novas tecnologias tornam-se meios para alcançar a disrupção.
A inovação está frequentemente ligada à tecnologia; no entanto, aqui nos referimos ao uso da criatividade para fazer algo de uma maneira totalmente diferente . É por isso que a inovação também pode ser uma razão para a disrupção digital.
Ecossistema
Mudanças econômicas, regulatórias, geopolíticas, sociais e desastres naturais como a pandemia podem causar disrupção digital porque geram outras necessidades.
As tecnologias mais disruptivas dos últimos anos
As tecnologias disruptivas vêm mudando drasticamente o mercado. Vamos examinar alguns deles:
- Comércio eletrônico
- Vídeo sob demanda
- Educação a Distância
- Automação residencial
- IoT – Internet das Coisas
- Big data
- Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
- Compartilhando economias
- Realidade virtual e aumentada
- Blockchain
- Pagamentos digitais
- Veículos motorizados
Algumas dessas tecnologias estão em fase de desenvolvimento, mas já está claro que elas têm um grande potencial.
Qual é o impacto da disrupção digital na transformação de um negócio?
O impacto é principalmente nos modelos de negócios, não estão focados nas massas, mas nas necessidades segmentadas de pequenos grupos, atingindo mais pessoas nesses públicos específicos.
Mesmo as plataformas digitais cujo público-alvo é o maior público que utilizam essas estratégias de segmentação para sugerir opções mais personalizadas aos seus usuários, por exemplo, plataformas de streaming e alimentação como Netflix e Uber Eats.
O cliente está no centro das estratégias. Portanto, as mídias digitais têm um papel essencial no incentivo, na personalização e na manutenção dessa relação, exigindo estruturas flexíveis que ofereçam respostas rápidas de acordo com o mercado e as necessidades dos clientes.
Novos canais e sistemas de produção são usados
Como o cliente é o foco das empresas, elas selecionam canais de distribuição para atender e se aproximar dos consumidores. Além disso, a prioridade é a experiência do cliente em todos os momentos.
Aqui podemos usar outras formas de comunicação, como WhatsApp ou redes sociais, de forma mais centralizada usando uma ferramenta de CRM omnichannel. O surgimento de novos modelos de sistema, como economias colaborativas, blockchains e fintechs.
Mesmo que manter o “modelo atual” possa parecer uma opção segura, nem sempre é a melhor, pois você corre o risco de ficar para trás. Empresas como Kodak e Blockbuster são bons exemplos para mostrar a importância de agir rápido em caso de disrupção digital. Essa é uma das razões pelas quais é importante capitalizar as tecnologias existentes para atender às demandas do mercado.
Post 17/05/2022 Base Consultoria