Pule o e-mail e converse pessoalmente!
Todo mundo gosta de reclamar das reuniões, e por boas razões. O inchaço da reunião é um fenômeno verificado por pesquisas, e muitos líderes não conseguem realizar reuniões eficazes, encontrar horários que funcionem para todos, e os encontros em série no Zoom realmente resultam em fadiga mental.
Muitos falam “Aquela reunião deveria ter sido um e-mail”. Esse sentimento é compreensível, mas novas pesquisas sugerem que muitas vezes o inverso é realmente verdadeiro.
Um estudo recente publicado no Organizational Behavior and Human Decision Processes, mostrou que, pelo menos para tipos específicos de tarefas, as conversas presenciais superam o e-mail. Quando se trata de tomar decisões, chegar a um consenso por e-mail leva três vezes mais tempo do que chegar a uma conclusão pessoalmente.
Ravi Gajendran, principal autor do estudo e professor de administração da Florida International University, disse ao The Wall Street Journal que o estudo foi inspirado em suas próprias experiências lendo e respondendo a e-mails de colegas. “Eu odeio esses longos e-mails de ida e volta”, explicou ele ao jornal.
Para investigar se isso era apenas uma peculiaridade pessoal ou se longas cadeias de e mail realmente são um desperdício de tempo, Gajendran e seus colegas conduziram uma série de experimentos.
Em um deles, eles formaram duplas com voluntários e pediram que tomassem uma decisão sobre algum problema comercial comum, por exemplo, coordenar uma estratégia de vendas. Alguns pares concluíram a tarefa por meio de uma discussão presencial, outros o fizeram pelo e-mail. Os pares que falaram pessoalmente demoravam 6 minutos para chegar a uma decisão. Por e-mail, foram necessários 20 minutos, o que significa que o uso de e-mail mais do que triplicou o tempo necessário para chegar a um consenso.
Gajendran e sua equipe descobriram que os profissionais que passam mais tempo na comunicação baseada em texto também relatam sentir-se mais esgotados e menos produtivos. Longas discussões por e-mail não são apenas ineficientes, mas também parecem cansar as pessoas por horas depois.
Outro estudo descobriu que, quando se trata de persuadir, temos 34 vezes mais chances de receber um sim se perguntarmos pessoalmente em vez de por e-mail. Outras pesquisas mostram que nos sentimos mais conectados com os outros quando conversamos ao vivo.
Todas essas descobertas devem levar os empreendedores a considerar se estão confiando demais no e-mail. Sim, digitar geralmente é mais fácil do que colocar todos na mesma sala (real ou virtual) e oferece gratificação instantânea, mas não falar cara a cara (ou mesmo em uma boa e antiga ligação telefônica) custará tempo, conexão e clareza a longo prazo.