O Santo Graal do foco é o “estado de fluxo”. Esse tipo de atenção concentrada é o ponto ideal no limite da dificuldade, onde você é desafiado um pouco além da sua zona de conforto, mas não tanto a ponto de ficar frustrado e querer desistir. A ideia de um “estado de fluxo” pode parecer ilusória; quem vivencia isso diz que pode haver a sensação de não perceber quanto tempo está passando e de se sentir criativamente “na zona” e super concentrada.
Existem algumas maneiras de se colocar mais em um espaço onde é provável que ocorra fluxo. Primeiro é definir o que você quer fazer e ser realmente específico sobre isso. Aspirações vagas como “aumentar a base de clientes” não são úteis, por isso é mais útil estabelecer metas mensuráveis e marcos pequenos e alcançáveis, como “determinar que tipo de conteúdo de marketing você deve colocar nas redes sociais”.
Obviamente, também é importante se você deseja estar em um estado criativo para garantir que o tempo esteja bloqueado e as notificações desativadas. Você também não precisa fazer isso sozinho. Se você trabalha melhor conversando sobre as coisas e tendo alguém com quem trocar ideias, isso ainda conta como fluxo.
E embora seja importante poder acompanhar seus resultados, é importante não permitir que a medição e a edição atrapalhem a geração de ideias. Esta parte do processo trata de brainstorming, desenvolvendo ideias, e não encerrando as coisas.
Outras dicas para entrar em um estado de fluxo são correr riscos, o que aumenta sua necessidade de foco. A novidade e a complexidade em seu ambiente também podem ajudá-lo a ser mais criativo. Pode ser trabalhar em um local diferente ou seguir um caminho diferente para o trabalho. Essas mudanças forçam você a perceber coisas diferentes.
Quando você se sente distraído, desmotivado ou preso, tudo se resume a mudar seus hábitos e seu ambiente, e reformular seu pensamento.
Fonte: LinkedIn Notícias