O momento é de descontração e alegria, mas cuidado para não extrapolar.
Depois de tanta correria o ano todo, metas batidas, desafios vencidos, momentos de tensão, chegou a época de celebrar!
Mas tome cuidado! Apesar de não haver análise de desempenho, há algumas atitudes que podem prejudicar sua reputação.
A confraternização nada mais é do que uma extensão do ambiente de trabalho; uma reunião menos formal, entretanto, não significa que seja necessário falar de trabalho o tempo todo.
Pensando em tudo isso, separamos algumas dicas para você arrasar na festa da firma e não ser aquela pessoa que a galera vai comentar sobre as gafes até o próximo ano:
Como devo me vestir?
Deixe o look mais informal: tire a gravata e o terno, mas, caso não receba nenhuma notificação antes e nem seja da cultura da empresa, chinelos e bermudas estão vetados. É necessário manter coerência com sua vestimenta do resto do ano. Os especialistas apontam que essa escolha pode ter grande impacto na imagem profissional.
Open Bar, uhul!
A bebida vai ser liberada na festa? Ótimo! Mas é melhor não exagerar. Há pessoas que despertam seu lado agressivo ou até mesmo inconveniente e, em algumas situações, isso pode resultar em problemas. Tenha zelo por sua imagem; não dê motivos para que ela possa ser destruída.
Fofocas
Aproveite o momento para relembrar momentos marcantes do ano! Mas lembre-se de evitar comentar sobre a vida dos colegas. Fofocas, intrigas e opiniões negativas se espalham rápido e são difíceis de serem esquecidas.
Amigo secreto. E agora?
O “amigo secreto” virou uma brincadeira comum dentro das empresas. O difícil é comprar o presente, não é mesmo? Por isso, errar ou até mesmo esquecer, pode causar constrangimento. Por isso, investigue quem você tirou, tente levantar informações que possam ser úteis e lhe ajudem a encontrar o presente ideal. Caso não consiga, não fuja muito do tradicional.
Expandindo seu Network
Como falamos anteriormente, evite falar apenas de trabalho. A festa de confraternização gera um clima agradável e de descontração, o que torna propício para conversar com outras pessoas que, durante o expediente, possam parecer inalcançáveis, ou até mesmo que não temos muito contato. Invista em seu network. Fazer conexões é sempre um ganho.