Cerca de 60% a 75% dos trabalhadores relatam que se distraem no trabalho, o que, somente nos EUA, equivale a cerca de US$ 650 bilhões em perda de produtividade.
Pesquisas mostram que até mesmo breves bloqueios mentais criados pela alternância entre tarefas podem custar até 40% do tempo produtivo de uma pessoa, o equivalente a uma queda de 10 pontos de QI no desempenho cognitivo.
Seguem algumas reflexões sobre os perigos da prática de multitarefas, especialmente durante as reuniões de vídeo:
1- As pessoas relatam menor retenção de conhecimento e de informações depois de se ocuparem com várias tarefas durante as chamadas.
2- Até 80% dos trabalhadores admitem realizar várias tarefas ou perder o foco durante as chamadas de vídeo.
3- As reuniões matinais têm maior probabilidade de induzir à multitarefa do que as reuniões à tarde.
Para criar uma cultura de engajamento e produtividade, os líderes precisam reavaliar sua abordagem em relação às reuniões e ao gerenciamento de tarefas. É essencial promover um ambiente em que o trabalho focado seja valioso do que a mera ilusão de estar muito ocupado.