Estudo revela o que mais motiva as pessoas no trabalho no país. E não é dinheiro
Mapeamento realizado com mais de 25.000 trabalhadores revela os drivers motivacionais que levam ao engajamento e, por tabela, à maior produtividade.
Estes são os fatores que mais engajam as pessoas no trabalho. E não é dinheiro! O que motiva cada trabalhador pode ser muito único e resultar em produtividade maior no fim do dia, aponta estudo.
A produtividade aquém da esperada de profissionais ou a rotatividade acima do desejado são alguns dos principais desafios de empresas e gestores nos dias atuais. Um novo estudo recém-concluído com mais de 25.000 trabalhadores de algumas das maiores empresas do país acaba de revelar novas informações sobre o que realmente funciona como fatores de engajamento das pessoas, algo que, no fim do dia, se reflete justamente em entregas dentro ou acima do esperado e retenção de talentos.
Os dados revelam que, diferentemente do que poderia sugerir o senso comum, não é remuneração ou promoção o item mais apontado pela maioria dos próprios profissionais no Brasil como aquele que mais funciona como motivação – na verdade, não ficou sequer entre os cinco mais citados.
O levantamento aponta que o principal driver motivacional na ampla maioria dos casos é o desafio que se coloca para o profissional, independentemente de gênero, geração, cargo e escolaridade (veja mais abaixo).
Para 59,3% dos homens e 50,4% das mulheres dos cerca de 25.400 profissionais consultados que trabalham em empresas de diferentes tamanhos, o “desafio” aparece como o principal driver motivacional.
No recorte dos dados por geração, esse fator aparece como o mais importante para aqueles que pertencem tanto à Geração X (faixa que em geral vai de 42 e 58 anos de idade), com 59,2% das respostas, como à Geração Y ou Millennials (29 a 42 anos de idade), com 58,6%.
Entender o que motiva um profissional é o ponto de partida para identificar e adotar melhores estratégias para gerir pessoas e equipes, e isso se reflete na produtividade. Se uma pessoa está desmotivada no trabalho e a empresa oferece o que não é importante para ela, isso não funciona.
Fonte: Bloomberg