Ser designado para liderar uma equipe pela primeira vez é uma conquista e tanto, mas que também impõe adaptações e desafios. Aqui seguem três dicas para ajudá-lo:
1. Mude sua Mentalidade
Melhor o feito do que o perfeito: Há uma diferença entre dar conta do que é preciso e fazer as coisas com perfeição.
Chefes de primeira viagem muitas vezes sentem que precisam fazer tudo sozinhos para garantir resultados impecáveis. Mas deixar de delegar tarefas leva ao esgotamento e à opressão da equipe. Mude sua mentalidade para fazer as coisas, capacitando e desenvolvendo seu time. Incutindo a cultura do “aprender sempre”: adote uma mentalidade de crescimento para que você possa correr riscos, aprender com o fracasso e buscar feedback. Para ser um gerente eficaz, você precisa mudar sua postura de “sabe tudo” para a de alguém que está “sempre aprendendo”. Construa uma cultura inclusiva, onde todos tenham um senso de pertencimento e diversas perspectivas sejam celebradas. Cultivando relacionamentos: as pessoas não largam seus empregos: elas largam seus chefes. Mude sua mentalidade para a capacitação da equipe sobre o gerenciamento de tarefas. Quando as pessoas se sentirem valorizadas e pessoalmente conectadas à sua missão no trabalho, elas estarão motivadas a enfrentar qualquer desafio.
2. Amplie suas habilidades liberando o potencial
Ser gerente envolve ajudar a liberar o talento potencial das pessoas. Conheça os membros da sua equipe e faça perguntas para entender o que os motiva. Explore suas motivações intrínsecas para ser capaz de alinhar seu foco com seus pontos fortes e paixões. Estabelecendo responsabilidades: transferir a responsabilidade para outra pessoa e assumir que não é mais problema seu é abdicar, não delegar. Dominar as técnicas de responsabilidade é essencial para evitar a armadilha de não delegar o suficiente ou delegar demais. Estabeleça responsabilidade por:
• atribuir tarefas às pessoas com as habilidades certas;
• confirmar que todos entenderam as expectativas;
• garantir que eles podem entregar conforme o esperado.
3. Construa seu kit de ferramentas
Devolva perguntas com perguntas: grandes líderes são ótimos treinadores. Resista ao impulso de responder a cada “como é que…?” e lidere fazendo mais perguntas, para orientar as pessoas a encontrar suas próprias soluções. Faça perguntas “como você acha que devemos tratar esse problema? Qual é o seu instinto aqui? O que você acha que o cliente X vai perguntar a seguir?” Ao fazer uma pausa e substituir sua recomendação por uma pergunta aberta, você ajudará as pessoas a descobrir soluções, a se tornar autossuficientes e a ganhar confiança.
Ciclos de feedback: estabeleça ciclos de feedback 360 para que você possa dar e receber retornos sinceros. Faça reuniões individuais e forneça feedback construtivo com exemplos específicos. Sempre feche o ciclo expressando como essa troca levou a equipe adiante. Priorizando o bem-estar: como chefe, você terá que equilibrar sua própria carga de trabalho com as necessidades da equipe. Para evitar a sobrecarga, aprenda a administrar seu tempo concentrando-se na coisa certa, na hora certa. Isso significa eliminar sem dó tarefas de baixa prioridade, distrações e atitude multitarefa. Siga um regime diário saudável que funcione para você. Sua capacidade de parecer bem para os outros depende de quão bem você prioriza seu próprio bem-estar.
Fonte: fastcompany.com