Você terá mais chances de conseguir a vaga de emprego se soar como membro de uma equipe.
Um problema que os candidatos a emprego enfrentam é mostrar suas realizações sem soar muito egocêntrico. Recrutadores querem entender seu histórico e conjunto de habilidades, mas não querem que você se concentre totalmente em si mesmo em uma entrevista.
A solução é usar uma linguagem que mostre que você trabalha bem com as pessoas. Na verdade, um relatório de 2022 da Universum classifica a colaboração como a característica número 1 que os empregadores procuram. E um estudo recente da Cappfinity classifica a colaboração como uma das cinco principais habilidades procuradas no ambiente de contratação competitivo de hoje.
A razão pela qual a colaboração está no topo dessas listas de “obrigatórios” é que os candidatos que colaboram permanecerão mais tempo, trabalharão bem em um ambiente híbrido e apresentarão os melhores resultados.
Mas como demostrar isso em uma entrevista?
1. Cuidados com o EU
Minimize o uso da primeira pessoa atribuindo aos colegas e empresas o mérito também.
2. DIGA “NÓS” E “EQUIPE”
Ao descrever projetos bem-sucedidos, inclua outros em sua história. Você pode dizer: “Fui convidado para fazer parte de um novo programa de desenvolvimento de software. A equipe consistia em 10 pessoas. Trabalhamos dia e noite durante vários meses para atingir nosso objetivo: entregar código sem erros, dentro do prazo e do orçamento.”
3. DÊ CRÉDITO ÀQUELES QUE AJUDARAM NA SUA CARREIRA
Mencione como outras pessoas o ajudaram em seu caminho para o sucesso. Todo mundo sabe que uma carreira de sucesso é construída sobre relacionamentos. Você não estaria onde está a menos que tivesse orientação de professores, chefes e outros.
4. FALE SOBRE A COLABORAÇÃO EM SUA NOVA FUNÇÃO
Certifique-se de se apresentar como alguém que construirá fortes relações de trabalho na empresa. Mostre a cada pessoa que o entrevistar como você esperaria colaborar com eles ou com suas equipes.
5. TENHA HISTÓRIAS SOBRE COLABORAÇÃO
Por fim, conte uma história de como você envolveu um grupo de pessoas ou uma equipe no trabalho e como, por meio de sua atuação, vocês alcançaram algo especial juntos.
As histórias podem se concentrar em situações de trabalho. Mas também podem ser sobre atividades extracurriculares. Por exemplo, você pode ter uma história sobre um time esportivo em que participou, uma peça ou show que supervisionou, um evento beneficente que liderou ou um projeto escolar que iniciou.
Fonte: Fast Company