Embora a maior atração do mundial de futebol ocorra em campo, algumas atitudes do time e torcedores do Japão nos fazem refletir sobre o poder da liderança.
Vimos nas transmissões que ao final do jogo os atletas orientais deixaram o vestiário todo limpo e arrumado. Já os torcedores ao final da partida retiraram o lixo do estádio.
O que aconteceu posterior a isso? Os torcedores do Marrocos, Arábia Saudita e muitos outros países começaram a seguir o exemplo.
Há três lições que os líderes podem tirar desse simples ato.
1) A liderança vem de todas as formas
Esses torcedores sem saber estão praticando o conceito de micro liderança. Em vez de esperar a permissão dos outros para liderar, eles aproveitam pequenos momentos para serem líderes. Ninguém lhes disse para trazer sacos de lixo, e nem pediram para que limpassem. Eles reconheceram uma oportunidade de agir e fizeram a diferença, para aqueles que os rodeiam.
2) Pense em quem vem a seguir
Quando eles deixam o estádio mais limpo do que o encontraram quando chegaram, nos mostram que pensar no próximo é fundamental para alimentar uma engrenagem saudável. Imagine trazer essa mesma perspectiva para o seu próprio trabalho, garantindo que você não esteja apenas resolvendo problemas, quando os mesmos aparecem, mas também se certificando de que aqueles que o sucedem, não tenham que resolver exatamente os mesmos desafios.
3) Que seus valores sejam sua guia
Quando entrevistados, os torcedores japoneses relataram que poderiam ir embora logo, mas seguindo seus valores culturais, isso seria “errado”.
Lá no Qatar, ninguém os culparia por deixarem o estádio mais cedo sem fazerem a limpeza. Mas quando olhamos para isso através de uma lente de valores, fica claro que estão baseados no valor de respeito.
Reconhecer que a liderança não requer um título formal, que podemos liderar pelo exemplo e saber que nossas ações afetarão aqueles que vierem depois nos faz líderes natos.
Fonte: Indee.com/ Asana.com