Desde o início da pandemia, estudos mostraram repetidamente que o trabalho remoto não afeta negativamente a produtividade. Mas sabemos que há algo insubstituível em ver nossos colegas pessoalmente, especialmente quando se trata de valores intangíveis como cultura, colaboração e propósito.
A experimentação do modelo híbrido pode intimidar algumas empresas que não querem correr riscos desnecessários, especialmente em um clima de mercado desafiador.
Um relatório do Bureau of Labor Statistics divulgado esse ano, constatou que os americanos gastam em média duas horas em transporte para o trabalho, o que significa 10 horas de locomoção todas as semanas, o que resulta em 40 horas mensais, ou quase dois dias do mês se movimentando.
Já no Brasil os dados mais recentes dizem que o tempo médio de deslocamento de casa para o trabalho (somando-se os trajetos de ida e volta) era de 4,8 horas por semana no país em 2019, mas chegava a 6,4 horas na média das capitais brasileiras e ultrapassava as 7 horas nas cidades de São Paulo (7,8 horas) e do Rio de Janeiro (7,4 horas). Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).
Vimos também que o modelo 100% online traz pontos de dor ao colaborador como ineficiências de comunicação, dificuldade de construir relacionamentos íntimos e o isolamento pode prejudicar a colaboração e a criatividade.
Então, veja 3 técnicas para potencializar seu trabalho híbrido:
Trabalhe em qualquer lugar
Experimente locais como, casa de campo ou praia, trabalhar no apartamento de um amigo, ou junto de alguém querido, isso ajuda a promover a criatividade e a renovação.
Sem reunião às sextas
No Meeting Fridays, é a ideia de dedicar um ou dois dias por mês ao trabalho individual profundo, sem interrupção. Foi comprovado que a sobrecarga de reuniões que todos nós experimentamos é insana, e ao trabalhar em silêncio e sem interrupções, nossa produtividade aumenta.
Internet
Maximize os recursos de comunicação, reuniões e tempo. Turbine sua internet, programe suas reuniões com objetividade, escrevendo anteriormente seu discurso. Atenção às suas pausas, tenha horários pré definidos para as refeições e cafezinhos.
Definir novos padrões sempre inclui um período experimental, que vem com algumas dores de crescimento. As adaptações de trabalho não devem ser universais. Eles devem ser determinados pelo que você faz, como você faz, de quem você precisa e quando. Flexibilidade, inteligência e compromisso são as palavras chaves para um trabalho híbrido de sucesso.
Fonte: Fast Company Magazine