Você não precisa ser uma super estrela para atingir grandes resultados.
Aprenda a inovar como Elon Musk, faça bambolê como LeBron James ou aja como Meryl Streep e você terá sucesso. Mas alcançar esse nível de habilidade está, obviamente, além da maioria de nós. Felizmente, porém, há outra maneira para aqueles que não são dotados de talento excepcional alcançarem um sucesso impressionante.
Einstein é frequentemente citado dizendo que os juros compostos são a “força mais poderosa do universo”. Essa história é provavelmente contestável, mas a verdade por trás do sentimento é inegável. Investimentos modestos com pequenas taxas de retorno podem resultar em enormes retornos ao longo do tempo (assim como pequenas dívidas a taxas baixas podem arruinar sua vida).
Lançar foguetes e ganhar o Oscar são manchetes porque habilidades grandes e raras são sexy. Habilidades menores são menos atraentes, mas aprimoradas ao longo do tempo e combinadas com outras habilidades humildes, mas úteis, elas ainda podem resultar em um enorme sucesso. E esse tipo de habilidade é muito mais alcançável para a maioria de nós, meros mortais.
Aqui estão 10 competências simples para você começar:
1. Curiosidade em todas as disciplinas, a maioria de fora de sua profissão (Steve Jobs é o melhor exemplo, ele criou uma empresa de tecnologia que é referência de design).
2. Um senso bem calibrado de arrependimento futuro (para evitar perda de tempo e frustrações, essa é recomendada por Jeff Bezos da Amazon).
3. Respeitar a sorte tanto quanto você respeita o risco.
4. Diminuir o medo de perder.
5. Ter um bom detector de besteira.
6. Valorizar sua independência sobre as prioridades de outras pessoas.
7. Respeitando a história mais do que as previsões.
8. Pensar em probabilidades versus certezas, incluindo a ideia de que uma boa decisão pode resultar em um resultado ruim e vice-versa.
9. Parar enquanto você está por cima.
10. Se dar bem com pessoas de quem você discorda.
O mundo está cheio de más notícias e motivos para se sentir desanimado. Você não precisa ser um gênio para fazer contribuições substanciais para o mundo. Você só precisa cultivar obstinadamente e cuidadosamente um portfólio pessoal de habilidades relativamente incomuns, mas úteis.
E se isso não for suficiente para animar você, deixo algumas palavras finais: “A maioria das coisas que parecem superpoderes são apenas um monte de habilidades comuns misturadas na hora certa”.