Em novembro de 2022, quando o ChatGPT foi lançado, muitos não imaginavam o sucesso que a ferramenta alcançaria. Levou pouco tempo para que o tema se tornasse o centro das atenções nas redes sociais, nas conversas entre amigos e no meio corporativo.
Algumas pessoas se depararam com o medo de perder o emprego ou de serem substituídas pela ferramenta. Outras, mais otimistas, se apegaram na ideia de que o funcionamento da inteligência artificial depende do ser humano. Por uma perspectiva ou por outra, fato é que as novas tecnologias estão transformando o mundo dos negócios.
A boa notícia é que você pode aproveitar isso a seu favor. Em diferentes carreiras – para além das áreas de computação, dados ou engenharia –, uma formação em IA é um ponto de destaque, que agrega valor ao currículo de qualquer profissional.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, as posições nas áreas de aprendizado de máquina de IA e segurança cibernética devem crescer, em média, 30% até 2027. Especialistas do setor afirmam que aqueles que dominarem o avanço da IA poderão se destacar nas empresas onde atuam, migrar de carreira e até mesmo alcançar uma promoção com mais facilidade.
Mas, para isso, é preciso estar atento e saber aproveitar as oportunidades que as mudanças tecnológicas trazem. De olho nisso, selecionamos 3 profissões que podem se beneficiar com a chegada da IA.
1. Profissionais da saúde
Identificar doenças, definir diagnósticos e propor tratamentos faz parte da rotina da maioria dos profissionais da saúde, que precisam ter bastante cuidado e assertividade em qualquer tomada de decisão. Para evitar equívocos, a IA pode ser uma boa aposta.
Em procedimentos cirúrgicos, as novas tecnologias permitem aos profissionais da área programar sistemas que simulam capacidades humanas com mais eficiência e segurança. Segundo estudo publicado no Journal of the American Medical Association, cirurgias assistidas por IA reduzem o tempo de recuperação e complicações de pacientes.
2. Advogados
Com a IA, é possível realizar pesquisas jurídicas com eficiência e velocidade, gerir grandes volumes de documentos de forma otimizada, melhorar o atendimento ao cliente por meio de chatbots automatizados e usar dados históricos para prever resultados judiciais.
Para profissionais que querem migrar de carreira, também há espaço: advogados especialistas em cibersegurança tendem a ser cada vez mais requisitados pelas empresas.
3. Economistas
Ferramentas de inteligência artificial possibilitam que uma grande quantidade de dados seja analisada em pouco tempo. Por isso, elas também são positivas para os economistas.
Para tomar qualquer decisão financeira, economistas podem lançar mão de ferramentas de IA capazes de entregar informações relevantes para tomada de decisões após analisar diferentes cenários de mercado. Isso pode ser útil para entender qual o melhor investimento para uma determinada empresa ou acompanhar com mais clareza oscilações de moedas.
Para isso, é preciso conhecer melhor as ferramentas e buscar capacitações na área.
Fonte: Exame.com